Curso Formação Avançada de e-tutores de Cursos Online

Pós-laboral
O curso compreende 60h de trabalho assíncronas e 40h síncronas.
As sessões síncronas serão ministradas vía zoom a decorrer após as 19h 30.
Às sessões assíncronas o formando poderá aceder quando e onde desejar.
O curso terá a duração de 6 semanas.
Formadores, Professores e Educadores. Outros profissionais da educação e formação profissional interessados pela temática.
Pretende-se com este curso dotar os formandos das competências necessárias ao exercício de funções de professor/formador a distância/online:
•em diferentes contextos de aprendizagem;
•com diversos destinatários
•em diversas modalidades de educação e formação.
Módulo 0 - Introdução ao e-learning e ao Ambiente Online
Módulo 1 - As novas tendências na Educação/Formação em e-learning
Módulo 2 - Design de Cursos de Formação Online
Módulo 3 - Avaliação de Aprendizagem Online
Módulo 4 - Dinamização da Aprendizagem Online
Módulo 5 - Criação e utilização de conteúdos educativos
Módulo 6 - Simulação Pedagógica: Apresentação final



O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-actividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), combinando sessões assíncronas (isto é, sem sessões sem hora marcada na Plataforma Informática Moodle da Inovsaber.) e sessões síncronas ( a decorrer após as 19h 30 via zoom).
Será utilizada uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle.
Formadores Certificados Pedagogicamente e com vasta experiência na área.
Esta formação Avançada concede um Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).